DMLS, FDM, PolyJet, SLA, SLS. Existem várias tecnologias de impressão 3D. Como navegar este universo novo? Reunimos aqui os melhores videos explicativos sobre como a impressão 3D funciona e os diferentes métodos empregados. Os videos são de uma antiga empresa americana que agora atua como a Stratasys Direct Manufacturing.
Direct Metal Laser Sintering (DMLS)
Esta tecnologia de manufatura aditiva cria peças metalicas diretamente de dados 3D de arquivos CAD. Não é necessário desenvolver ferramentas especiais para cada peça que será produzida. Uma variedade de materiais podem ser utilizados para produzir peças de aço e ligas de aço. Esta tecnologia permite criar peças fortes e protótipos duráveis. A tecnologia DMLS é uma ótima escolha para produzir protótipos funcionais, peças em regimes de altas temperaturas, e peças para uso final. As peças produzidas com esta tecnologia podem ser utilizadas em projetos que necessitam de um alto acabamento estético. A MLS é tipicamente utilizada para produzir ferramentas e auxílios para indústria. Pequenas estruturas integradas, componentes odontológicos, implantes cirúrgicos e peças para a indústria aeoroespacial costumam usar esta tecnologia de sinterização de metal a laser.
Fused Deposition Modeling (FDM)
A FDM é um processo de manufatura aditiva que trabalha com a deposição sucessiva de camadas para produzir um objeto final. Esta tecnologia utiliza materiais termoplásticos comumente utilizados na indústria de produção de peças plásticas. Protótipos e peças para uso final podem ser produzidas com esta tecnologia. As máquinas de baixo custo (máquinas RepRap), que estão amplamente difundidas no mercado utilizam esta tecnologia. Estas máquinas com preços acessíveis costumam trabalhar com plástico ABS e PLA. A FDM é ideal para modelos conceituais, protótipos funcionais e pequenas produções de peças finais. O bico de uma impressora 3D FDM é semelhante a uma pistola de cola quente. O material usado para imprimir a peça é guiado até o bico onde ele derrete e é depositado inicialmente sobre a mesa de impressão. Após a conclusão da primeira camada da peça as próximas camadas são depositadas sucessivamente sobre a camada já concluída anteriormente. Diferentes máquinas trabalham com mais de um bico e uma variedade de materiais. A tecnologia FDM é utilizada em várias industrias. Entre elas estão a aeroespacial, a automotiva, a idustrial, a comercial e a médica. Para uma visão geral dos materiais disponíveis com a tecnologia FDM veja este resumo feito pela Stratasys.
Impressoras de bicos a jato – Polyjet / Multijet
As impressoras 3D que utilizam bicos a jato também são máquinas de manufatura aditiva. A tecnologia delas permite desenvolver protótipos de plástico diretamente de modelos 3D criados em softwares de CAD. Este processo de prototipágem rápida utiliza a tecnologia de jatos de tinta em combinação com materiais curáveis em luz ultravioleta. A tecnologia é ideal para peças pequenas e modelos que servirão de modelo mestre em uma aplicação com moldes. A peça a ser impressa pode ser fatiada em camadas de até 0,015 mm (15 microns). Isto permite imprimir peças em altíssima resolução e garante que pequenos detalhes do modelo 3D estarão presentes na peça final. Esta tecnologia é adequada para casos onde se precisa de protótipos em pouco tempo e a um custo econômico. As impressoras a jato são indicadas para a produção de peças que requerem detalhes finos, acabamento de superfíce e boa visualização de encaixes e bordas. O processo é ideal para uma variedade de indústrias. As indústrias médica, de entretenimento, de produtos para consumidores e a de design industrial utilizam impressoras deste tipo. Esta tecnologia se destaca por permitir imprimir peças com materiais de diferente dureza e flexibilidade. Degradês de cores e transparência/translucidez também são possíveis com esta tecnologia. Uma aplicação interessante é a prototipagem de moldes para pequenos lotes de peças feitas por injeção. Algumas empresas de prototipagem rápida online como a Imprima 3D chamam este tipo de tecnologia de impressão 3D como Impressão 3D Alta Resolução HD onde cada camada tem 40 microns (0,04mm) e Impressão 3D Extreme Resolution XHD com camadas de 16 microns (0,016mm). Para uma visão geral dos materiais disponíveis com a tecnologia Polyjet veja este resumo feito pela Stratasys.
Stereolithografia (SLA) e DLP
A Stereolithografia é um dos processos de impressão 3D que permite produzir peças altamente precisas. A altura entre camadas pode chegar a 0,015 mm. Esta foi a primeira tecnologia de impressão 3D que chegou ao mercado nos anos 80. Neste processo uma peça é produzida através da cura sucessiva de camadas em um recipiente com resina foto-sensível. Um laser de luz ultravioleta faz a cura do material sensível a luz UV. Esta tecnologia também é usada em uma variedade de indústrias. Algumas empresas de prototipagem rápida online como a Imprima 3D chamam este tipo de tecnologia de impressão 3D como Impressão 3D Alto Detalhamento. A altura por camada com essa tecnologia pode variar entre 100 microns e 10 microns dependendo da máquina. As impressoras de tecnologia DLP funcionam de uma maneira parecida.
Selective Laser Sintering
Esta tecnologia permite produzir peças altamente duráveis. As peças são feitas a partir de um pó de Poliamida. Peças feitas de materiais como Nylon e PEEK podem ser produzidas com estas impressoras 3D. O processo de sinterização de cada camada com um laser permite a produção de peças que são resistentes a altas temperaturas e processos químicos. Peças complexas e peças com um conjunto de montagens podem ser produzidas com esta tecnologia. Muitas peças que anteriormente precisavam de montagem agora são produzidas com máquinas SLS pois o processo permite reduzir custos e criar estruturas integradas. O uso desta tecnologia é comum na produção de ferramentas e acessórios, tanques de combustível, componentes certificados para uso aeroespacial, designs automotivos, dutos de ar, modelos arquitetônicos e esculturas artísticas. Esta tecnologia se destaca por permitir imprimir peças sem a necessidade de criar estruturas de suporte para planos negativos (faces da peça que estão orientadas para baixo). Algumas empresas de prototipagem rápida online como a Imprima 3D chamam este tipo de tecnologia de impressão 3D como Impressão 3D Alta Resistência. A altura por camada com esta tecnologia pode chegar a 0,1mm (100 microns).
Dúvidas ainda? Confira a ampla documentação fornecida pelo site 3D Hubs.